Prestes a completar dois meses de formação, a Nova Geração, encabeçada por David Pato Ferreira, é uma lufada de ar fresco no panorama político da região.
Composta por jovens e menos jovens, é uma união perfeita do talento e da experiência.
Nas palavras de David, candidato a Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, o concelho tornou-se numa “caixa fechada com um nó dado por aqueles a que convém que permaneça fechada.” É por isso que o seu lema é “pensar fora da caixa”. Pensar mais além, de forma audaz e sem medo de sonhar. Sim, porque sonhar é preciso. Bem como ter uma visão de futuro inteiramente diferente da que se tem tido nas anteriores governações, e que possa trazer a solução para muitos problemas de longa data. Perguntámos aos candidatos o que é, no seu entender, a Nova Geração, e o que representa. Eis as suas respostas.
Para David Pato Ferreira, “ao acreditarmos num concelho melhor que viva à altura do seu potencial, somos da Nova Geração. Uma nova Geração, não na idade, mas nas ideias de todos aqueles para quem o futuro terá de ser diferente. Um futuro de esperança.”
Rui Rei, candidato à Presidência da Assembleia Municipal, descreve o que para si significa: “uma nova esperança, uma nova oportunidade, e novos desafios para o nosso concelho”, e remata, com o apelo: “Vamos trabalhar juntos!”
Gonçalo da Câmara Pereira, do Partido Popular Monárquico, acredita que a Nova Geração “vai fortalecer a Cultura no concelho, devolvê-la ao povo”, e apoiar os artistas, nos quais se englobam os músicos, mas também escritores, pintores, e atores, entre outros. Alerta, que “um povo sem cultura não é povo”, e que “nós estamos a perder a nossa cultura”.
Para além disto, diz que David Pato Ferreira tornará uma Vila Franca numa cidade mais voltada para o Tejo, que “faz parte das nossas tradições e das nossas vidas”.
Filomena Rodrigues, do CDS-PP, e candidata à Assembleia Municipal, por sua vez, adianta que a Nova Geração “tem protagonistas da era digital que estamos a viver, e trás conhecimento adquirido nas autarquias, no movimento associativo e no voluntariado social”. Para além disto, entende que a Nova Geração “não quer que o concelho continue dentro da caixa da estagnação”, por isso pensa fora da caixa, para traçar linhas de desenvolvimento e progresso. É pela justiça social, e pelo desenvolvimento sustentável.” Por fim, conclui que será “capaz de abrir janelas de oportunidade para melhorar a vida de quem reside, trabalha ou investe no nosso concelho.”
Para Ana Paula Bayer, candidata à Presidência da Freguesia de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, “a Nova Geração é um grupo de pessoas motivadas a ser veículos de mudança, de várias gerações, de diferentes origens e credos, e de várias áreas de formação. Em muitos casos são pessoas que estão pela primeira vez associadas a uma campanha política, o que é muito bom do ponto de vista de uma pluralidade de opiniões, de modo a promover um programa onde todos se sintam representados.”
Susana Rico, candidata a Presidente da União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, sente que muitas vezes as novas gerações são vistas por muitos como “pessoas sem iniciativa, demasiadamente dependentes das novas tecnologias e sem interesse no que se passa à sua volta, especialmente os assuntos políticos”. Para ela, a Nova Geração “é saber aproveitar o conhecimento e experiência dos mais velhos. É melhorar e continuar o seu trabalho, tornar as coisas melhores do que aquilo que se encontrou”.
Fábio Mousinho Pinto, candidato a Presidente da Junta Freguesia de Vialonga, acredita que “Nova Geração é ter a ousadia e esperança como forças motrizes em tempos novos, ter novas ideias e ambições renovadas. É confiar no futuro, ter a coragem de sonhar e a vontade de assumir responsabilidades pelo bem comum.”
Segundo João Diogo Câncio, candidato à Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, “a vontade fazer de diferente que nasce tão só do amor à terra e às suas gentes, uma forma distinta de olhar e pensar, sempre com o bem comum como objetivo”, é o que caracteriza a Nova Geração. Para além disto, “é o sonho de ver Vila Franca de Xira elevada à dimensão das suas enormes qualidades.”
Para Osvaldo Pires, que se candidata a Presidente da Junta de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz, a Nova Geração é uma nova forma de ver, pensar, de agir e interagir, com uma nova atitude que pretende trazer bem estar e felicidade às pessoas.” Queremos pessoas informadas e felizes!” Conclui.
De acordo com Mário Jorge Lopes, candidato à Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, e estreante nas lides políticas mas com uma vasta experiência profissional, a Nova Geração, mais do que pessoas novas em idade, representa um olhar novo sobre o passado e o presente, que visa a construção de novos futuros, contando com “a ajuda indispensável de todos e todas, já que um futuro conjunto é o que todos partilhamos.”